Algumas teorias apontam para o aparecimento das abelhas antes mesmo do surgimento do homem, isso há mais de 100 milhões de anos, sendo conhecidas por várias civilizações, principalmente por causa do mel.
Com o passar do tempo, reconhecidos os benefícios dos produtos produzidos pelas abelhas, deu-se início à apicultura, uma atividade que concentrou a criação de abelhas e a produção de produtos apícolas para comercialização.
Essenciais para a polinização de diversas espécies de plantas, esses pequenos insetos têm um papel essencial no equilíbrio dos ecossistemas e ainda nos fornecem produtos que servem para a alimentação humana, trazendo muitos benefícios para nossa saúde.
Se você pensa que o mel é o único produto que as abelhas produzem e que o homem pode consumir, está enganado!
Embora ele seja o principal e o mais conhecido, outros produtos apícolas são importantes, como a própolis, a cera, o pólen, a geleia real e até o veneno – a apitoxina.
Sendo o principal e mais conhecido produto apícola, o mel é consumido no mundo todo desde os tempos mais remotos.
É um líquido viscoso, de sabor doce, produzido a partir do néctar coletado das flores pelas abelhas operárias.
Ele é um ótimo substituto para o açúcar e é rico em nutrientes, vitaminas e flavonoides que ajudam na saúde humana, principalmente por fortalecer o nosso sistema imunológico.
Usada pelas abelhas para vedar as frestas da colmeia, a própolis é uma substância resinosa obtida através da mistura de resinas de plantas e de cera.
Na colmeia, ela tem o papel de não permitir a entrada e proliferação de bactérias, fungos e vírus e também de assepsia da colméia.
Para o homem, a própolis é considerada um antibiótico natural, sendo usada, principalmente, para o combate de inflamações de garganta, gripes e resfriados e também nas infecções por fungos ou bactérias.
O pólen apícola tem ganhado notoriedade e seu consumo vem aumentando entre as pessoas por causa de sua capacidade de ser um suplemento alimentar rico em nutrientes.
Ele é obtido através do ajuntamento dos grãos de pólen coletados pelas abelhas nas flores com saliva, néctar e mel.
Na colmeia, ele é usado como alimento para as larvas e seu teor de proteínas, vitaminas, fibras e aminoácidos faz dele um fortificante natural para a saúde humana.
Principal e único alimento da abelha rainha – e, por isso, seu tempo de vida é maior e por realizar as posturas, novas crias-, a geleia real é uma substância de aspecto gelatinoso secretada pelas glândulas mandibulares das abelhas operárias.
Ela é rica em lipídios, minerais, vitaminas e proteínas que auxiliam na saúde do ser humano, ajudando na menopausa e controlando o nível de colesterol, além de ser um produto antienvelhecimento.
Utilizada pelas abelhas para a construção dos favos onde fica depositado o mel, a cera de abelha é um produto conhecido e usado desde a antiguidade, principalmente para a produção de cosméticos e pomadas e também no setor de móveis.
As abelhas, além de essenciais ao meio ambiente, produzem produtos que são importantes para a saúde humana. Em nossa loja virtual você encontra todos esses produtos apícolas e muito mais. Passe lá para conferir e adquirir seus produtos preferidos!