Temos visto recorrente preocupação quanto à preservação das abelhas no mundo e muitos se perguntam se não é um exagero pensar que a extinção desses insetos prejudicaria tanto a humanidade.
Mas, sim, sem as abelhas o mundo como o conhecemos entraria em colapso. Albert Einstein especulou que, em quatro anos, a espécie humana estaria extinta sem esses insetos. E por que isso poderia acontecer? Entenda um pouco mais essa justa preocupação.
As abelhas têm uma sociedade muito organizada, onde cada indivíduo tem uma função bem específica. São seres sociais e tomam decisões, através de estímulos químicos, de forma consensual, sendo a cooperação uma das suas maiores qualidades.
A produção de mel é um dos seus trabalhos mais conhecidos, sendo esses insetos os únicos a produzirem alimentos que os seres humanos podem consumir. Além do mel, produtos como a própolis, o pólen e a geleia real fazem parte da mesa de muitas pessoas.
Porém, a importância das abelhas vai além da produção desses alimentos que o homem consome. Para a natureza, de modo geral, elas são fundamentais para que a biodiversidade se mantenha e que a produção de outros vários alimentos consumidos pelos seres humanos seja perpetuada. É o seu trabalho mais importante: a polinização.
Milhares de espécies de vegetais, flores e frutos conseguem se reproduzir a partir desse trabalho de polinização que as abelhas fazem. De flor em flor, ao colherem o pólen, importante matéria-prima para a colmeia, juntamente com o néctar, ele fica grudado nos pelos de suas patinhas e são carregados para a parte feminina de uma flor para outra, sendo possível a reprodução daquela espécie.
Por serem responsáveis por cerca de 80% da polinização mundial, se ocorresse a extinção das abelhas, a humanidade sofreria com a escassez de alimentos e a economia seria prejudicada. É a polinização que garante a reprodução e a perpetuação de milhares de espécies vegetais e garante a produção de alimentos, além de conservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas.
Muitos alimentos, como por exemplo a maçã, o maracujá, a cenoura e o café, dependem desse trabalho importante das abelhas. Estima-se que, por causa da polinização por insetos, e dentre eles a abelha, mais de 50 bilhões de dólares são gerados. Esse pequeno trabalho diário garante 1/3 da produção mundial de alimentos, 58% das florestas e 70% das culturas agrícolas.
Dessa forma, com toda essa utilidade, a extinção das abelhas levaria ao desequilíbrio tanto da natureza já que boa parte deste trabalho é feito por elas, no que se refere aos ecossistemas e à biodiversidade, quanto à economia global.
O que contribui para a extinção das abelhas? Uso de agrotóxicos e pesticidas em lavouras, queimadas, chuvas ácidas, escassez de pasto apícola e mudanças climáticas são alguns dos fatores determinantes quando se trata do impacto causado na vida das abelhas.
Por isso, devemos conscientizar nossa família, amigos e colegas, sobre o quão importante é a vida das abelhas. Vamos juntos ter atitudes que contribuam para a proteção das abelhas. #PRESERVE #CULTIVE #CUIDEVisite a nossa loja virtual e confira todos os nossos produtos!